segunda-feira, 23 de maio de 2011

EU TENHO UM SONHO

Jacinto Júnior*
Todo ser humano vive em função de algo que dê sentido à sua vida. E, por conta disso, enfrenta as adversidades sem nunca perder a capacidade e o espírito de luta, sem jamais perder a sensibilidade social, sem jamais admitir concessões éticas e morais; preservando a coerência e a práxis como instrumentos primordiais na perspectiva de materializar seu sonho.
Eu tenho um sonho. Um magistral sonho em construir uma mudança de comportamento entre os sujeitos, em fazer de nossa cidade atrasada, uma cidade moderna, avançada, que tenha como referencia o desenvolvimento social integral associado à educação de qualidade, uma escola acolhedora e democrática e uma saúde com atendimento humanizado.
Eu tenho um sonho. Um sonho de ver cada homem, cada mulher, cada criança, cada jovem, cada adolescente, cada idoso viverem numa sociedade onde o espírito egoísta seja substituído pelo sentimento da solidariedade e do amor fraternal, onde a competição desleal promovida pelo capitalismo selvagem seja superada e que predomine o coletivismo, enfim, que nossa cidade respire os valores sociais de forma respeitosa e equilibrada,
Eu tenho um sonho. Um sonho em que os seres humanos vivam liberdade em sua plenitude, de forma intensa, como intensamente, deve viver a vida. Pois viver a vida não é apenas respirar e relacionar-se social e culturalmente com outras pessoas é, sobremaneira, valorizar o próximo, é conviver com a diferença de maneira singular e igualitariamente.
Eu tenho um sonho de um dia não muito eqüidistante representar minha amada cidade e resgatar o sentido verdadeiro de cidadania de todos os codoenses, tornado-a moderna, livre, desenvolvida e democrática.
O meu sonho não é um sonho isolado. Ele é, sobretudo, um sentimento presente no homem e na mulher oprimida, explorada, e deserdada dos direitos civis elementares, por isso, e somente, por isso, meu sonho não é um sonho solitário, mas sim, um sonho marcadamente coletivista que, a qualquer momento pode se realizar basta você querer e edificaremos juntos esses sonhos.  Viva a capacidade de sonhar e de lutar pela emancipação humana. O sonho é o alimento essencial para o homem viver e viver em paz.
Não podemos renunciar aos nossos sonhos e desejos pelo fato de alguém querer tentar nos convencer o contrário. Independentemente de qualquer situação devemos conservar nosso espírito aberto e tolerante em defesa de nosso acalentado sonho transformador. 
________
*Jacinto Pereira Sousa Júnior. Servidor Público Municipal. Secretário de Educação de Codó

Nenhum comentário:

Postar um comentário