sábado, 20 de agosto de 2011

O VERGONHOSO ESQUEMA E ABUSO DO PODER ECONOMICO NO PEDEX EM CODÓ


Diante dos fatos e acontecimentos transcorridos durante o PEDEX-2011 em Codó, venho a público expor o seguinte:
1.      O histórico e fatídico 15 de agosto de 2011 será marcado como o dia oficial da legalização e institucionalização da força e do abuso do poder econômico e a prática do aliciamento sob os filiados incautos e, paralelamente, promovendo o desrespeito e a desonra da mais importante legenda do país.
2.      Definitivamente, foi banida do PT a verdadeira democracia e o livre arbítrio, a liberdade e a decência, o respeito e a dignidade suprema humana.
3.       Nunca na história de existência do PT havíamos testemunhado tamanha intolerância para com a democracia e o respeito pela liberdade e ao indivíduo enquanto sujeito.
4.      A concepção de partido associada a uma ideologia socialista e libertária construída ao longo de duas décadas em nossa cidade, fora destruída e, ao mesmo tempo, soterrada nesse processo eleitoral de forma mais absurda e imaginada.
5.      A forma perversa e pervertida utilizada pelo candidato Geziel Barroso de Carvalho a Presidente e com o suporte de todos os membros da Chapa Cidadania e Democracia, no afã de garantir sob quaisquer circunstancias as eleições e saírem vitoriosos, como de fato, saíram; entretanto, o método usado é que é condenável irreprochavelmente: o abuso do poder econômico.
6.      A desonrosa e acintosa “vitoria” do candidato Geziel Barroso de Carvalho configura um momento extremado de uma mentalidade coletiva doente. O resultado oficial demonstrou o desencanto e a própria surpresa onde os vitoriosos não se sentiram animados e felizes para comemorar tal feito; porque simplesmente, houve sim, um ato ilegal, desonesto e afrontoso. A própria sociedade civil codoense sentiu-se enojada e com um sentimento profundo de repulsa ao tomar conhecimento da conduta utilizada pelos nossos oponentes viciados e interesseiros. A luta interna entre as diversas forças existentes no PT constituiu e consolidou o exercício indomável da capacidade produtiva de dialogar e discordar, divergir e convergir entre essas forças, contudo, a salutar lutar interna deixa de ser um instrumento de inspiração, alicerce, de sonhos, de utopias e passa a ser objeto de disputas ferrenhas objetivando ganhos pessoais. O novo milênio e, com ele, a reformulação conceitual da política e do sistema internacional, introduziu uma concepção política equivocada nas ‘cabeçinhas vazias’ desses ilustres e impolutos militantes: a construção de alianças numa perspectiva imediatista e objetivista que, a priori, denuncia e anuncia o novo conceito político de se estabelecer tais alianças. Na verdade, o exemplo mais claro e inexpugnável foi o ato realizado por esse mesmo grupo em 2008. Ali, houve de fato, a evidência da iningulável força do endiabrado Emilio Matos: o vice-prefeito.  Lembrar um pouco o recente passado é fundamental para compreendermos as articulações e, por trás, os seus respectivos interesses individual. Mas, voltemo-lo ao que interessa: o PEDEX.
7.      Quero evocar um detalhe interessante nesse partido: o filiado e ex-parlamentar petista de papel, sempre demonstrou sua aversão no que tange ao pagamento das contribuições partidárias. Por conta disso, ao se tornar o primeiro parlamentar eleito do PT inicia um processo de autodestruição que resultou no seu aniquilamento político ao priorizar a política do adversário e inimigo histórico do PT: Biné Figueiredo. Como ele nunca pagou o Partido durante o seu mandato, hoje, ele ostenta um débito de mais ou menos R$ 13.500,00. Por conta desse débito, o filiado Emilio Matos não pôde ser votado e nem votar. Ao registrar tal fato, faço com uma finalidade: de afirmar que ele é um mau-caráter e um tremendo calhorda. E, neste sentido, passo a supor o seguinte argumento: como a sociedade pode dar crédito a um agente político que ludibria o próprio partido e, engana a todos os filiados? Como a sociedade civil pode acreditar num politiqueiro desse naipe? Ora, o seu passado é sujo, portanto, a sociedade não pode dar crédito a um ser que possui um histórico tão recheado de tramas, armações e traição? É um mentecapto! A sociedade civil deve rejeitá-lo e ignorá-lo como homem público para o seu próprio bem! Indivíduo da estirpe do filiado Emilio Matos não pode ser a expressão sadia no campo político, sua astúcia sempre será utilizada para o mal, tal assertiva por si só, é verdadeira, diante das intrépidas ações realizadas pelo mesmo. É vergonhoso termos um homem no centro da política local com tamanho histórico negativo. É colocando à parte da política, elementos desse nível esdrúxulo que, possivelmente, abrir-se-á uma perspectiva de mudança em relação ao candidato com um passado limpo, sereno e honesto intelectualmente. 
8.      O PEDEX em Codó foi transformado em um processo eleitoral convencional. Tudo estava valendo, inclusive, a prática, a força, influência e abuso do poder econômico.
9.      A indiscutível forma de fazer política e articulação concretizada pelo candidato a Presidente Geziel Barroso de Carvalho não pode ser modelo e nem tampouco, uma metodologia corriqueira alimentada para forjar sob quaisquer nível e condições a garantia do objetivo pretendido. É possível sim, fazer política, participar das lutas sociais com uma visão baseada em aspectos valorativos, sem, contudo, perder a esperança de que a política é para os homens sérios, éticos e que desejam e querem fazer algo de bom para beneficiar a comunidade no seu todo, indistintamente. Mas, infelizmente, não é o caso do filiado e candidato a Presidente Geziel Barroso de Carvalho, Emilio Matos e sua hoste do mal.
10.    Em nosso entendimento, o que aconteceu no PEDEX foi obra exclusiva dos pseudolideres filiados ao PT tentado salvar o impossível: uma aliança com o nosso arquiinimigo histórico.  Quem acompanha e acompanhou todo o processo realizado em 2008, sob a condução do filiado Emilio Matos sabe do que estou salientando.
11.    É possível identificar a unidade entre os representantes da hoste do mal. Ai, daquele que ousar criticar o “príncipe do mal”¹, pois, ele se sente ‘intocável’ e é admirado pelos seus séquitos. É incrível esse sadomasoquismo político praticado em defesa de um ideal tão profano e a influencia do “príncipe do mal” sobre todos os petistas distraídos. Essa articulação interna só é possível por conta de dois fatores determinantes: a) a ampla vantagem da hoste em enganar os filiados previamente, semeando a discórdia e etc; b) de igual modo, engendrar expectativas falsas em relação aos filiados sobre o ato pretendido.  Diante dessa dramática conjuntura interna e cuja repercussão negativa – conforme podemos constatar nas falas concedidas desses extraordinários militantes aos meios de comunicação de massa -, recai e culpa sempre na figura de Jacinto Júnior, Raimundo do PT e Edna Rodrigues e tantos outros valorosos companheiros que sempre se dispuseram enfrentar os adversários internos e os inimigos externos (que são os representantes da pequena e média e, agora, grande burguesia), no intuito de se apropriarem de nossa legenda.  Lamentavelmente, a politização do PEDEX ocorreu de forma deturpada e completamente atípico, pois, ao invés de se discutir o nosso projeto de partido e o modelo de sociedade que queremos construir, a grande pauta colocada na ordem do dia foi – e, defendida pelo filiado Geziel Barroso de Carvalho, Emilio Matos e toda sua hoste -, foi o nome de um presumível candidato do PT, como se isso fosse o processo mais natural do mundo e uma unanimidade no interior do PT; no entanto, devo alertá-los de que o “buraco é mais embaixo” senhores detentores do mal. Reitero a minha confiança, o meu espírito de luta em defesa de um partido coerente, sério, distante daquilo que se constitui em vergonha e sadismo louco como vem sendo dirigido ao longo desses 10 anos. O PT será de fato o Partido não-partido, não dividido pela divisão somente; será o PT da verdade, da democracia, da solidariedade.
O PT NUMA OUTRA PERSPECTIVA E VISÃO POLÍTICA DEMOCRÁTICA: MAS, SOB UMA NOVA DIREÇÃO
12.    O PT de Codó sofreu um profundo abalo e desgaste, tomou um rumo completamente diferente daquele proposto nos Estatutos e Resoluções. Sob a responsabilidade do Grupelho do Mal – tendo à frente o magistral, o único, o expert e fantástico filiado Emilio Matos -, que promoveu toda a balbúrdia e baderna jamais vista em toda a sua história; o acirramento do embate interno chegou ao extremo do absurdo quando do Processo de Eleições Diretas–PED em 2009, a Chapa Unida na Luta Reconstruindo Codó, 0bteve 24% dos votos válidos, e o Estatuto estabelece que na disputa quem obtenha 15% dos votos válidos legitima o processo. Contudo, a ala pragmática convertida ao maligno e a perversão colaborou diretamente na liquidação literal do PT enquanto organismo de luta política e social. É por isso que houve a necessidade de se reeditar o PEDEX. Mas, diante de todo o absurdo, acinte, aliciamento ocorrido nesse PEDEX-2011, nós não perderemos a esperança e a perspectiva histórica de resgatarmos o PT e recolocá-lo em seu devido lugar: na dimensão da ética e do respeito, da democracia e liberdade, da justiça social e, finalmente, na construção de uma sociedade renovada e socialista.
13.    Estou esperançoso em ver amanhã o nosso PT tendo de fato, uma direção de verdade, com uma filosofia centrada nos valores fundamentais de uma sociedade libertária, verdadeiramente democrática, preocupado com o desenvolvimento social integral e integrado de nossa cidade, sem, contudo, perder sua essência de partido independente, autônomo e com um projeto de mudança e transformação social profunda. A percepção de engendrarmos as condições materiais para inverter a atual correlação de forças no interior do PT está sendo operacionalizadas e, acreditamos que será um momento de libertação do PT das amarras do atraso e da superação da intolerância tão forte por parte da ala entreguista comandada pelo “príncipe do mal”. Não é possível a permanência no seio do PT pessoas com o tipo de pensamento e atitude que sempre conjuga uma vertente assombrosa e negativa sob o olhar atento da sociedade civil codoense e, principalmente, filiados: o desvio do projeto partidário. É chegada a hora do PT se manifestar com autoridade e austeridade, mas sem perder sua “ternura”. Ser diferente implica ter autoridade moral e ética para falar em nome da democracia, por isso, continuo alimentando minha utopia do possível. O nosso PT certamente trilhará uma nova formulação teórica, de esquerda, mas, sob uma nova direção. É o que esperamos, aguardemos os desdobramentos posteriores!    
___________
¹. A referência é notória e pública, pois, trata-se de um proletário frustrado e profundamente angustiado pelo desejo insano da escalada social; e, para alcançá-la, não mede esforços na perspectiva de concretizar tal desejo. E, nesta linha de pensamento ele procura estabelecer alianças de qualquer forma e modos, e o que é pior, não importa com quem, por isso, o que vai ser considerado é o objeto objetivado pelo mesmo. É de fato, uma conotação esplendida por marcar a característica fundamental do sujeito em tela. Desde o principio ele sempre se mostrou ser diferente e superior a todos. A pecha de “príncipe do mal” justifica-se por ser ele um notável e hábil criador de animosidade entre os filiados a ponto de transformá-los em inimigos encarniçados. Não é tarefa fácil superar e suplantar o discurso construído pelo “príncipe do mal” e propalado pelos seus admiradores mais íntimos. O “príncipe do mal” não possui escrúpulos e nem mesmo sensatez de seus infames atos, pois, são frutos de uma mente doentia. Em resumo, o “príncipe do mal” simboliza o que há de mais desprezível num ser humano, porque toda ação demandada de si é para si, e nela contém uma má intenção cujo resultado o beneficiará - como temos testemunhado - mesmo prejudicando terceiros. A sua estratégia pragmática, visivelmente, procura desenvolver um raciocínio pequeno-burguês, tentando agradar a burguesia, e, aí, busca, efetivamente, aproximar o PT dos setores reconhecidamente conservadores e da extrema direita, alimentando dessa maneira as alianças espúrias que resultaram e resultarão em beneficio e interesse próprio. Na verdade, é um modo particular de querer ser grande sendo minúsculo e, sendo minúsculo não pode conviver com o anonimato e, por isso, faz as estripulias manchando a legenda do PT e a si mesmo. Somente uma pessoa com as características do “príncipe do mal” é capaz de articular ações que deságua em escândalos, manipulações, mentiras e truculências.                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário